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3 PESSOAS CAEM EM GOLPE
20/10/2017 - 10:11
Jaú contabilizou três ocorrências de estelionato em três dias. Os casos são semelhantes entre si e têm como vítimas, em sua maioria, idosos. A Polícia Civil de Jaú alerta sobre a situação e recomenda que as pessoas sempre desconfiem de qualquer contato, principalmente se for feito por telefone.
Os criminosos utilizam o mesmo modus operandi: eles ligam para vítima informando que são gerentes de seu banco e que uma compra foi feita em seu nome, seja por meio dos cartões de crédito ou débito, em grandes lojas de departamento. Quando essa informação é negada pela vítima, eles pedem que ela entregue o cartão com senha para funcionário do banco, que irá pessoalmente até sua residência; depois da entrega, é feita a descoberta de saques e empréstimos na conta do indivíduo, que percebe que o ato se tratou de um golpe.
O primeiro caso ocorreu na tarde de terça-feira e o último foi registrado na tarde de ontem. Aposentados de 69 e 67 anos, além de outra pessoa, cuja identidade não foi divulgada pela polícia, caíram no golpe praticado pelos estelionatários.
O delegado assistente da Delegacia Seccional de Jaú, Euclides Francisco Salviato Júnior, afirma que esse tipo de situação ocorre, geralmente, com idosos porque eles têm mais dificuldade em lidar com questões de tecnologia.
“São pessoas que têm condições e possibilidade de dinheiro na conta. E eles são um alvo interessante para os criminosos, pois há facilidade para que obtenham empréstimos consignados”, salienta.
Os últimos estelionatos registrados em Jaú foram feitos mediante ligação telefônica, por isso, é válido que qualquer pessoa – e não apenas os idosos - fique atenta e desconfie ao receber informações de estranhos. O delegado cita que gerentes de agências bancárias não costumam fazer contato com o cliente ou solicitam que pessoas vão até sua residência – principalmente para obter cartão e senha.
A primeira recomendação ao receber esse tipo de ligação é não aceitar a orientação feita pelo destinatário e, imediatamente, ligar para agência bancária para confirmar as informações.
Medidas
Como geralmente golpes são aplicados em idosos, Salviato Júnior comenta que essas pessoas peçam ajuda para familiar. “Como é uma pessoa de idade e tem dificuldade de identificar uma situação desse tipo, é importante que ela peça ajuda de algum familiar”, reforça o delegado.
A última dica é nunca passar nenhuma informação por telefone sem antes fazer a averiguação no banco.
COMÉRCIO DO JAHU.
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