17/08/2022 - 14:24
O sonho de um pai levar o filho com deficiência para passear de bicicleta inspirou um projeto de inclusão desenvolvido por alunos da Fatec Jaú. Trata-se da chamada “bike solidária”, um engate feito para ser e acoplado à bicicleta, com banco ergonômico e pedais de descanso para os pés, que permite tanto atividades de lazer quanto a prática de exercícios pelos deficientes físicos.
O Rodrigo Alves é pai do Henrique e se aventura no ciclismo. Ele já havia tentado construir quatro veículos adaptados, mas sem sucesso e viu na Fatec Jaú o caminho através dos projetos de inclusão da Faculdade.
"O grupo de alunos que aceitou o desafio entrou numa imersão, estudou a patologia de Henrique, levantou os seus dados antropométricos (peso, altura, massa corpórea, etc.) e se aprofundou no caso com diversas entrevistas com Rodrigo e o fisioterapeuta de Henrique. Chegaram à conclusão de que, além de divertir, o exercício poderia ter impacto positivo no tratamento do adolescente", explica o orientador do projeto Flávio Cardoso Ventura ao JCNet.
Após 12 meses de trabalho de Luis Fernando de Oliveira, Leodonis André Souza Patez, Greisse Kelly Santos Cancian e Aline Gabriela Piccoli, alunos do curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, a bike foi doada ao Rodrigo e seu filho.
Matéria: JCNet
Fotos: Reprodução/Divulgação
Clique aqui para ver outras notícias!