- Home
- Notícias
- BLACK FRIDAY: DICAS DO PROCON PARA NÃO SE DAR MAL NAS COMPRAS
BLACK FRIDAY: DICAS DO PROCON PARA NÃO SE DAR MAL NAS COMPRAS
06/11/2017 - 11:16
A Black Friday já é uma tradição nos Estados Unidos: se trata de um dia inteiro em que lojas fazem promoções imperdíveis. Muita gente espera para comprar eletrônicos e passa horas em filas para não perder os descontos. No Brasil, A Black Friday ainda é uma ação recente, mas tem ganhado mais adeptos a cada edição. Muitas pessoas já passaram por más experências ao tentar aproveitar as barganhas. Listamos as dicas mais importantes do Procon para evitar qualquer problema na grande liquidação, que este ano acontece em 24 de novembro.
CONSULTE A LISTA DE SITES QUE NÃO SÃO CONFIÁVEIS
Todos os anos, o Procon, órgão responsável por fiscalizar lojas e proteger o direito dos consumidores, publica uma lista de sites que são confiáveis para compras. O documento é criado com a ajuda de consumidores que foram lesados em comprar passadas e reportaram os problemas.
INVESTIGUE AS RECLAMAÇÕES DA LOJA NAS REDES SOCIAIS
Atualmente, saber da índole de uma loja online ou física ficou mais fácil com a ajuda da internet. Vale ler comentários sobre os produtos, checar suas redes sociais ou sites específicos para reclamação, como o Reclame Aqui. Também é recomendável recorrer à forma mais tradicional de todas: perguntar aos amigos se o estabelecimento é confiável. Se souber de alguém que teve problemas, pergunte como - e se - foram resolvidos
INVESTIGUE AS RECLAMAÇÕES DA LOJA NAS REDES SOCIAIS
É importante saber que o Procon recebe reclamações de clientes insatisfeitos, principalmente durante a semana que antecede a sexta-feira de promoções, quando alguns lugares já decidem começar a anunciar os descontos. O órgão ainda atualiza quase em tempo real as queixas recebidas e a lista de sites não confiáveis
MONITORE OS PREÇOS DO QUE QUER COMPRAR COM CERTA ANTECIPAÇÃO
Algumas das reclamações mais recebidas pelo Procon são sobre o aumento dos preços dias antes da Black Friday, para que na data o desconto corresponda ao valor normal do produto. Se você está deixando para comprar algo específico no próximo 24 de novembro, comece desde já a monitorar seu preço. Vale guardar as telas dos sites e tirar fotos da etiqueta e do código de barras em visitas a lojas físicas, para manter o controle dos valores
BUSQUE O MESMO PRODUTO EM DIFERENTES LUGARES
Por mais que você já tenha encontrado o produto e achou o preço e condições de entrega satisfatórios, o Procon aconselha a pesquisar em outros sites e lojas. Existem aplicativos que comparam valores de um lugar para o outro, além de mostrar avaliações do estabelecimento – se cumpre o que promete -, e ainda permite que o usuário leia comentários de outros clientes
NÃO COMPRE POR IMPULSO
Parece óbvio, mas um desconto daqui e outro dali acabam sendo uma armadilha se você não tomar cuidado. Toda a comunicação desses estabelecimentos é pensada para estimular a venda e fazer você comprar mais. Pode ser que as promoções sejam de fato atrativas. Entretanto, vale sempre fazer um checklist respondendo a perguntas básicas como: estou precisando disso? Posso pagar? Este site é confiável?
FIQUE ATENTO ÀS POLÍTICAS DE PRIVACIDADE DA LOJA
Alguns sites de compras permitem que o usuário se cadastre usando o login de suas redes sociais e e-mails. Essa facilidade pode custar sua privacidade. Algumas empresas podem divulgar ou vender suas informações, como o cartão de crédito que você possui, seus gostos pessoais, seu endereço e até mesmo publicar em suas redes sociais ou instalar plug-ins em seu computador para enviar informações sobre promoções e captar mais dados
FIQUE ATENTO ÀS POLÍTICAS DE PRIVACIDADE DA LOJA
A dica é ficar atento a todas as informações que o website esteja pedindo e ler os avisos – e letras miúdas – que estiverem no cadastro. Se possível, use sempre um e-mail exclusivo para compras online e cadastre-se com ele em todas as lojas. Além disso, preste atenção nos pop-ups que possam abrir enquanto você termina sua compra
TENHA CERTEZA DE QUE O SITE OFERECE VÁRIOS TIPOS DE CONTATOS
Verifique as formas de contato que o site oferece. As opções mais confiáveis possuem um e-mail, telefone e SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Se você tiver dúvidas sobre a compra ou produto, vale testar um diálogo via perfis da empresa em redes sociais. Muitas atendem o consumidor dessa forma e ainda sinalizam os seus horários de funcionamento. Desconfie de sites que tenha apenas um número de telefone como contato
ATENÇÃO AOS E-MAILS COM OFERTAS DE LOJAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE
Uma das maneiras mais efetivas de vender mais é, sem dúvida, o e-mail marketing. Fique de olho na sua caixa de entrada e desconfie de promoções muito tentadoras de lojas e sites dos quais você nunca ouviu falar. Prefira comprar em sites que já tenham oferecido um serviço de qualidade a você ou alguma pessoa próxima
VERIFIQUE SE O SITE POSSUI CONEXÃO SEGURA
A indicação de segurança em uma página é exibida com o ícone de um cadeado, na barra em que o endereço do site é digitado. Quando ele não cumpre com esse requisito, dependendo do navegador, o usuário é avisado que a conexão não é segura. As lojas online também costumam exibir certificados de segurança no rodapé das suas páginas
VERIFIQUE SE O SITE POSSUI CONEXÃO SEGURA
Preservar a sua segurança e privacidade nunca é demais. Outra dica importante é manter um sistema de antivírus ativado no seu computador. Ele vai ajudar a reforçar a segurança da sua compra e sinalizar qualquer inconformidade no site
CONFIRA O VALOR DO FRETE
A promoção é interessante e a entrega ainda pode ser programada ou é expressa? Verifique se o valor do frete compensa a agilidade da entrega. Alguns dos truques denunciados pelo Procon é que o valor do desconto apresentado pode ser exatamente o custo da entrega, o que não costuma ser coincidência
DESCONFIE DE DESCONTOS MILAGROSOS
O Procon já recebeu reclamações de empresas que cancelaram compras de consumidores. O motivo era que os valores estavam errados, muito abaixo do que deveriam, e que por isso não poderiam seguir com os pedidos. Esse tipo de “falha no sistema” também acontece em lojas físicas. O Código de Defesa do Consumidor institui que o preço apresentado é o que deve ser pago pelo cliente
PROCURE PAGAR COM CARTÃO DE CRÉDITO
Seja em uma loja online ou física, tente comprar no cartão de crédito. Boletos, débito online, dinheiro vivo e transferências bancárias são meios de pagamento mais difíceis de cancelar e pedir o estorno, se for o caso
PROCURE PAGAR COM CARTÃO DE CRÉDITO
Pelo Código de Defesa do Consumidor, no caso de compras online ou por telefone, o cliente tem até sete dias a partir do recebimento do produto para devolvê-lo e ser ressarcido. Além disso, o código também garante o cancelamento da compra caso o prazo de entrega não seja cumprido. Fique atento!
ENTENDA AS OPÇÕES DE CANCELAMENTO DE COMPRA
Apesar do Código de Defesa do Consumidor proteger o comprador, cada estabelecimento tem sua própria regra de cancelamento. Vale procurar saber qual é a política do lugar onde você está comprando
GUARDE TUDO O QUE FOR RELACIONADO À COMPRA
Lojas online ou físicas são obrigadas a entregar a nota fiscal do produto. A dica é guardar os recibos por pelo menos três anos, no caso de compras de grande valor ou eletrodomésticos e eletrônicos. Websites seguros costumam enviar e-mails com o código do pedido, outro com a nota fiscal e muitos avisam quando o produto saiu para entrega. Se for a primeira vez que está você está comprando no site, salve as telas de todo o processo de compra, por segurança.
Fontes: Procon SP | Procon MS
Clique aqui para ver outras notícias!