- Home
- Notícias
- CÂMARA MUNICIPAL DE JAÚ ARQUIVA DENÚNCIA CONTRA TRÊS VEREADORES
CÂMARA MUNICIPAL DE JAÚ ARQUIVA DENÚNCIA CONTRA TRÊS VEREADORES
25/10/2024 - 14:10
Os vereadores da Câmara Municipal de Jahu aprovaram por unanimidade, em discussão única, na manhã desta quinta-feira (24), o relatório final da Comissão Processante que apurava suposta quebra de decoro parlamentar contra os vereadores Chupeta, José Carlos Borgo e Mateus Turini, que estão afastados de seus cargos por decisão judicial desde o dia 5 de julho, no âmbito de uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
O pedido de cassação dos mandatos dos três parlamentares foi feito por um munícipe e aprovado no dia 9 de setembro.
O arquivamento foi pedido pelo relator Marcos Brasil Despachante, devido à falta de acesso pela Comissão Processante aos autos do Procedimento de Investigação Criminal, fato que limita a análise da denúncia.
Conforme divulgado, a Operação Terra Roxa cumpriu 26 mandados de busca e apreensão em locais ligados a uma possível organização criminosa. As diligências reuniram nove promotores, 15 servidores do MP e cerca de 80 policiais militares, integrantes do 13.º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (13.º Baep) e também Força Tática.
As diligências apontaram para suposta prática de crimes como corrupções ativa e passiva, falsificação de documentos públicos, adulteração de sistemas de informações da Administração Pública e sonegação fiscal, com o objetivo de facilitar negócios empresariais possivelmente espúrios e conduzidos por integrantes de um grupo econômico.
Clique aqui para ver outras notícias!