26/06/2024 - 11:35
A notícia aguardada há mais de 20 anos pelos católicos jauenses tornou-se realidade às 7h17 de hoje (26), com a Nunciatura Apostólica no Brasil que comunicou a decisão do Papa Francisco em criar a diocese de Jaú, com território desmembrado da diocese de São Carlos. No mesmo ato, dom Francisco Carlos da Silva, atual bispo de Lins, foi nomeado o primeiro bispo de Jaú.
A nova diocese integrará a Província de Campinas e será sufragânea da Arquidiocese de Campinas, sendo parte do regional Sul 1 da CNBB. O seu território abrangerá 15 municípios com uma extensão territorial de 6.018,531 Km² e população aproximada de 434.783 habitantes. Contará com os seguintes Municípios e Distritos: Jaú, distrito de Potunduva, Brotas, Dois Córregos, Torrinha, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Itapuí, Bocaina, Bariri, Itajú, Ibitinga, Nova Europa, Tabatinga, distrito de Curupá, Borborema, Itápolis e distrito de Tapinas.
Comporão a nova diocese 47 Paróquias, atendidas por um clero de mais de 60 padres, 20 diáconos permanentes, com a presença da Vida Religiosa e Consagrada e um laicato comprometido.
Catedral
Com a criação da Diocese de Jaú, a Igreja Matriz passará a ser a Catedral Nossa Senhora do Patrocínio, a igreja mãe da Diocese. É nela que ocorrerão as principais celebrações da nova diocese.
Primeiro bispo diocesano de Jaú
Nascido aos 30 de setembro de 1955, em Tabatinga, dom Francisco Carlos foi ordenado presbítero em 11 de dezembro de 1982. Em 19 de setembro de 2007, foi nomeado bispo de Ituiutaba (MG), recebendo a ordenação episcopal no dia 22 de novembro daquele ano.
Nesse período, foi suplente do Conselho Permanente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da então Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.
Em 30 de setembro de 2015, dom Francisco foi nomeado bispo de Lins, em São Paulo. A posse como 8º bispo diocesano de Lins foi realizada no dia 27 de novembro de 2015.
Fontes: Diocese de São Carlos e CNBB
Clique aqui para ver outras notícias!