18/02/2013 - 10:36
Os analistas de mercado elevaram sua expectativa para a inflação em 2013 pela sexta semana consecutiva, de acordo com o boletim Focus, do Banco Central, que apura projeções junto a cerca de cem instituições e foi divulgado nesta quarta-feira.
A mediana das projeções para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) deste ano subiu de 5,68% para 5,71%. Para 2014, a projeção seguiu em 5,50%. A mediana para o IPCA 12 meses subiu de 5,47% para 5,49%, após cair por duas semanas consecutivas.
O ajuste nas apostas ocorre depois que o IPCA marcou alta de 0,86% em janeiro, maior leitura para o mês desde 2003, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira passada. Em 12 meses, a inflação acumula alta de 6,15%.
Logo após a divulgação do número, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que a inflação preocupa no curto prazo e que o BC está avaliando tudo, o que foi interpretado como uma sinalização de que o aumento dos juros neste ano estaria entre as alternativas para autoridade monetária para combater a inflação.
Tombini afirmou que a comunicação da última ata do BC não foi alterada, referindo-se à menção de que o juro deve seguir inalterado por tempo prolongado.
O IPCA de janeiro não subiu mais graças à queda de 3,91% no preço da energia elétrica residencial, que tirou 0,13 ponto percentual do IPCA, assim como ao adiamento do aumento das passagens de ônibus em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Clique aqui para ver outras notícias!