ENTRE SEXTA E SÁBADO: Região de Bauru é atingida por 382 focos de incêndio em dois dias

27/08/2024 - 13:29

A região de Bauru foi atingida por 382 focos de incêndios, combatidos pelo Corpo de Bombeiros, na última sexta-feira (23) e no sábado (24), dois dias críticos em que o Interior do Estado de São Paulo foi tomado por queimadas, algumas delas gigantescas, que interditaram rodovias, ameaçaram casas, atingiram áreas de preservação ambiental e deixaram diversos municípios encobertos por fumaça. Na área do 10.º Grupamento de Bombeiros, abrangida por 76 municípios das sub-regiões de Bauru, Jaú, Lins, Marília, Ourinhos e Tupã, 317 ocorrências foram atendidas somente na sexta-feira.

Já no sábado, houve 65 registros. O Comando de Bombeiros do Interior 2, cuja sede é em Bauru e engloba 375 cidades, destacou que a proporção dos eventos é inédita. Dados do Programa Queimadas, mantido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, mostram que, entre as 76 cidades, Arealva liderou o ranking, com 19 focos de incêndio identificados entre sexta e sábado, seguida por Iacanga, com 18 registros. Na sequência, estão Pompeia (17), Bocaina (13), Bernardino de Campos (10) e Jaú (10).
Quatro pessoas foram presas em São José do Rio Preto, Batatais e Porto Ferreira por promover queimadas no Interior do Estado. Apurações iniciais, contudo não apontam relação entre os suspeitos e, em meio a este cenário, o governador Tarcísio de Freitas afirmou, em entrevista concedida à imprensa na segunda-feira, que a série de incêndios no Interior paulista não pode ser atribuída, neste momento, a uma ação criminosa orquestrada.
Fonte: Sampi Bauru

Clique aqui para ver outras notícias!