Depois de um primeiro dia "100% humanas", o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) acontece neste domingo (11) com 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza (física, química e biologia). A concentração de disciplinas que exigem muitos cálculos dos candidatos fez o governo flexibilizar a regra neste ano e conceder a todos os estudantes 30 minutos a mais para realizar a prova, mas quem não conseguir responder a todas as perguntas a tempo vai ficar na dúvida: chutar ou não chutar a resposta?
Especialista na metodologia do Enem, Tadeu da Ponte, professor e coordenador dos processos seletivos do Insper, já adianta que a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a metodologia usada nas provas, tem um sistema "antichute" desenhado para detectar quando o estudante provavelmente não sabe a resposta correta, mas acerta mesmo assim.
Ele destacou, porém, alguns momentos em que chutar entre as cinco alternativas – ou entre duas ou três, após um primeiro filtro – é a melhor opção.
Segundo Tadeu, que também é o fundador da empresa de avaliação Primeira Escolha, e membro do comitê técnico de pesquisa do Portal Iede, o propósito da TRI é criar uma medida para avaliar a proficiência de uma pessoa em uma determinada área do conhecimento. Ele explica que ela existe porque essa proficiência está "dentro da pessoa" (em termos técnicos, isso é chamado de "traço latente"). Por isso, é preciso testar a reação dela para observar o quanto ela sabe. "Se eu pudesse olhar para alguém e saber o que ela sabe de matemática, ela não precisaria fazer prova", diz ele.
Os outros vestibulares usam a metodologia tradicional, na qual cada acerto equivale a um ponto. No Enem, o número de acertos não é o único critério para definir o total de pontos de cada candidato. Outras variáveis são levadas em conta, como quais questões o candidato acertou.
"Não estou querendo saber exatamente quantas questões a pessoa acerta. Isso é um meio para chegar no objetivo final, que é medir a proficiência em matemática e a de ciências da natureza, que são as próximas", explicou o especialista.
"Eu não tenho apenas a quantidade, eu tenho também quais questões o aluno acertou e quais questões ele errou de matemática. E as questões também têm um nível de exigência cognitiva, de proficiência, na mesma escala que a gente mede a proficiência do aluno."
Para elaborar uma prova do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Estatísticas Anísio Teixeira (Inep) buscar questões que já foram criadas e estão no chamado Banco Nacional de Itens. Todas as provas de 45 questões incluem um número equilibrado de questões de nível baixo, médio e alto para testar as proficiências de todos os candidatos.
"Então as 45 questões do Enem são questões de nível 400, de nível 500, de nível 410, de nível 600. O mais importante é que tenham questões distribuídas ao longo de cada escala", diz Tadeu.
Tadeu dá como exemplo um candidato que teve nota 738 na prova de matemática do Enem:
"O que significa eu dizer, com base na informação dos acertos e dos erros de um aluno, que ele tem nível 738 em matemática? Significa dizer que esses dados que eu obtive com as respostas dele me dão razoável certeza de que ele consegue acertar questões do nível 738 para baixo, e não consegue acertar questões de 738 para cima."
Segundo o especialista, é possível fazer uma analogia entre a prova do Enem e uma corrida de obstáculos, mas onde cada obstáculo tem uma altura diferente. Se um atleta é capaz de pular acima de um obstáculo de 40 centímetros, então ele também consegue saltar outro obstáculo mais baixo, de 10 centímetros. Mas, se ele não salta acima de 40 centímetros, é impossível que ele salte um obstáculo de 80 centímetros.
E se o candidato acerta uma questão mais difícil?
É aí que entra em ação o sistema "antichute", diz o matemático. Tecnicamente, trata-se de uma aplicação da chamada teoria da probabilidade: ao contrário dos obstáculos, cada questão do Enem tem sempre uma resposta correta entre cinco alternativas. Por isso, sempre existe uma probabilidade de que qualquer candidato possa acertar qualquer questão, apenas escolhendo uma alternativa ao acaso.
"Posso conseguir acertar uma questão que está muito acima da minha proficiência máxima. É como se eu conseguisse fazer uma mágica e dar um salto muito alto", compara ele.
"No entanto, quando você olha a frequência com que isso acontece, é muito pequena", ressalta. Com a teoria da probabilidade, ele explica que é possível determinar quando um aluno está acertando uma questão muito fora da sua faixa de proficiência.
"E essas probabilidades vão funcionar como dosador da razoabilidade daquele acerto dentro da faixa de proficiência daquele aluno." Ou seja: considerando o histórico de acertos e erros em todas as 45 questões, é possível calcular qual é a probabilidade de que um desses acertos seja um chute, e não a confirmação de que o aluno sabe a resposta.
Fonte: G1 - Educação