05/02/2014 - 08:20
Os níveis dos mananciais João da Velha, Santo Antônio, São Joaquim e Mandaguahy em Jaú estão cerca de 20% abaixo do normal em função da escassez de chuvas das últimas semanas. A informação é do diretor-técnico do Saemja, Francisco Martimiano.
Ele afirma, no entanto, que o estado não é crítico, apesar de o consumo de água em toda a cidade ter aumentado por causa do calor.
A precipitação acumulada em todo o mês de janeiro em Jaú foi de apenas 161 milímetros, conforme levantamento da Estação Hidrometeorológica da Fatec. A temperatura máxima passou dos 30ºC quase todos os dias.
Em 2013, por exemplo, a precipitação no mesmo período foi de 310 milímetros. No ano anterior, 439 milímetros.
Por isso, Martimiano pede que a população economize água. Podem ser evitadas, por exemplo, a lavagem de calçadas e de carro com mangueira. Apesar da recomendação, o diretor-técnico da autarquia diz não haver previsão de racionamento.
Os mananciais João da Velha, Santo Antônio e São Joaquim abastecem a ETA 1, que distribui água para bairros situados à esquerda do Rio Jaú.
Já a ETA 2, que fornece o produto para a margem direita, utiliza o Córrego Mandaguahy como manancial.
Além disso, a margem esquerda conta com 14 reservatórios, além dos três da ETA 1. A margem direita, além do reservatório da ETA 2, tem 12 reservatórios.
Clique aqui para ver outras notícias!