03/05/2013 - 08:55
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), criticou ontem a proposta aprovada na semana passada em comissão do Senado que estabelece novas alíquotas interestaduais para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Para Alckmin, a nova proposta acatada pelo governo, que estabelece alíquotas diferentes para três regiões do País, é "absurda". "Nós estamos verificando sairmos de duas não para uma, mas para três alíquotas, que é um absurdo", disse. Segundo ele, a proposta ampliaria a "assimetria" entre as regiões e não resolveria o problema.
A afirmação do governador foi feita após uma audiência com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Também participaram da reunião o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o secretário-executivo da pasta, Nelson Barbosa, o secretário estadual de Desenvolvimento, Julio Semeghini, e o secretário estadual da Fazenda, Andrea Calabi.
Na próxima semana, os senadores ainda vão votar 16 emendas ao texto que foram retiradas para apreciação em separado. Alckmin pediu que a presidente solicite mudanças na redação do texto já para a semana que vem. Também foram discutidas na reunião, segundo o governador, questões relativas às dívidas dos Estados.
Clique aqui para ver outras notícias!