JAÚ TEM CASO CONFIRMADO E SUSPEITA DE CHIKUNGUNYA - Atualizado

28/03/2025 - 15:50

O Painel de Arboviroses do Estado de São Paulo confirmou o primeiro caso de chikungunya registrado em Jaú no ano de 2025. Além disso, há uma suspeita de outro caso, que está sendo monitorado pelas autoridades de saúde.

A chikungunya, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, como febre alta, dores intensas nas articulações (geralmente acompanhadas de dores nas costas), manchas vermelhas pelo corpo, dores de cabeça, dores musculares e cansaço. A duração dos sintomas pode variar, e a doença pode afetar pessoas de todas as idades e ambos os sexos.

É essencial que a população permaneça alerta e busque uma unidade de saúde ao apresentar febre de início súbito, acompanhada de dor intensa nas articulações.

Procurada pelo jornalismo da Energia FM, a Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria de Saúde, informou que neste mês foi confirmado um caso positivo de chikungunya no município. Trata-se de um paciente que apresentou sintomas em janeiro. Em uma unidade de pronto atendimento, foi coletado sangue para exame de caráter sentinela (isolamento viral que verifica dengue, chikungunya e zika) e as amostras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, que confirmou a infecção.

Além disso, a equipe de zoonoses realizou ações de controle na residência e no local de trabalho do paciente. Como não houve deslocamento para áreas endêmicas, o caso é considerado autóctone. O paciente encontra-se em suas atividades normais.

Até o momento, não foram registrados outros casos em Jaú.

Clique aqui para ver outras notícias!