JOVEM COLECIONADOR DE VENTILADORES TEM MAIS DE 300 MODELOS

31/01/2019 - 11:45

Com o calor de mais de 30º C que tem feito nos últimos dias, cada um faz o que pode para se refrescar. No caso do auxiliar de escritório Cleber Barbieri, de Itatiba (SP), basta escolher um dos mais de 300 ventiladores da coleção que ele guarda com tanto carinho em casa. 

São ventiladores dos mais variados modelos e com anos de fabricação diferente: de parede, teto, chão, coluna, antigo e novo. O mais velho é de 1923 e, segundo o dono, todos ainda funcionam.
 
Para não acumular tantas peças, o jovem, de 18 anos, conta que vende os mais novos ou repetidos. Além disso, se algum conhecido estiver precisando, ele doa um dos ventiladores dele para a pessoa.
 
Cleber gosta de mexer com ventiladores desde criança, mas o interesse em colecionar surgiu aos 15 anos enquanto ele assistia a vídeos no YouTube sobre como consertar o eletrodoméstico.
 
A coleção começou com os ventiladores da casa do jovem. Mas, com o tempo, ele foi pedindo as peças quebradas dos parentes, buscando em ferros velhos, ganhando de presente e comprando alguns. Até 2015 já tinha 40 ventiladores, mas nenhum é tão especial quanto um marrom de modelo antigo, o predileto de Cleber.
 
"Quero continuar colecionando, assim não passo calor. É um para cada cômodo", brinca.
 
Troca de experiências
E o amor pelos ventiladores vai além da coleção: o itatibense tem um canal sobre o assunto no YouTube, que conta com 294 inscritos e 57 vídeos.
 
Além disso, Cleber faz parte de um grupo no WhatsApp e no Facebook com amigos que também colecionam ventiladores.
 
O grupo tem 16 pessoas e, de acordo com o rapaz, serve como uma troca de experiências. É através dele que os participantes tiram dúvidas sobre como consertar as peças e emprestam ou trocam ventiladores.
 
G1 SOROCABA E JUNDIAÍ.
Foto Cleber Barbieri - arquivo pessoal.

Clique aqui para ver outras notícias!