LORENA DA CARECA TV É HOMENAGEADA EM GRAFITE

24/03/2017 - 10:12

A menina Lorena Reginato Defende, de 13 anos e sua alegre touca amarela colorem, desde quarta-feira, um dos muros da piscina municipal, voltado para a Praça Centenário, na região central de Jaú. O autor da obra é o grafiteiro e skatista Robson Marques, 43 anos, ou Robson Melancia, como é conhecido no mundo artístico. A iniciativa é uma parceira do artista com o Projeto A Rua é Nossa, de Jaú, que viabilizou o espaço junto à Secretaria de Esportes.

“Conheci a Lorena pelas redes sociais, por um canal de skate. Depois soube da doença e da forma como ela a encarou. Ela colocou uma touca e trouxe cor para a doença, deu um estilo, muito diferente daquele cinza de hospital. Quando soube da cura e incentivado pela minha irmã comecei a concretizar a homenagem”, diz o artista. A irmã de Robson, Milena Marques, mora em Dois Córregos e se comoveu com a história da corajosa menina.

Os trabalhos na Praça Centenário começaram na terça-feira e findaram-se na tarde de ontem. Entre um jato e outro de tinta, Robson parava para atender a jornalistas e posar para fotografias. Para este grafite, ele usou cerca de 30 cores diferentes e, com a firmeza de um pintor realista, trabalhava detalhadamente a luz e sombra no rosto de Lorena. A homenageada conheceu o artista e a obra na tarde de quarta-feira.
 
Latinhas
 
Recentemente, Robson, que é de São Bernardo do Campo, retratou um bebê com síndrome de Down, em um projeto que culminará em um livro com grafites de artistas de vários países. Ele se rendeu à arte das latinhas de spray há cerca de três anos e, após se consagrar em um concurso, convenceu-se que “tinha jeito para a coisa”.
 
“Uso o grafite hoje para trazer cor para o lugar, lá em São Paulo a gente pinta em muita comunidade. Sempre procuro trabalhar com imagens com as quais as crianças se identificam. Quando o pessoal interage, faz selfies, minha missão está cumprida, pois tirei a pessoa da sua rotina, pelo menos por uns minutos”, diz Robson.
 
O coordenador do Projeto A Rua é Nossa, André Luiz Fonseca da Silva, 37 anos, afirma que a homenagem é também uma forma de divulgar a arte de rua. “Tivemos apoio da secretaria, ao agilizar os trâmites para liberação do espaço.”
 
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!