06/02/2013 - 09:47
Após a queda no lucro liquido da Petrobras e o anúncio da nova política de dividendos da empresa, o movimento das ações da companhia pressionou para baixo o Ibovespa.
O principal índice da Bolsa brasileira fechou em queda de 0,22% nesta terça-feira (5), aos 59.444 pontos. Os papéis da companhia têm forte peso no Ibovespa.
As ações ordinárias (com direito a voto) da Petrobras caíram 8,29% no dia, enquanto as preferenciais (as mais negociadas e sem direito a voto) registraram leve alta de 0,44%.
O desempenho dos papéis foi influenciado pela mudança na política de dividendos da empresa. Dividendo é a parcela do lucro da empresa distribuída aos acionistas.
Pela primeira vez, o dividendo pago pela Petrobras aos donos de ações ON (ordinárias) será muito menor que aos proprietários de PN (preferenciais): R$ 0,47 e R$ 0,96 por ação, respectivamente.
A mudança nos valores dos dividendos ocorre no momento em que a Petrobras guarda caixa para realizar investimentos, que subirão 10% neste ano na comparação com os de 2012.
Nos Estados Unidos, as ADRs (American Depositary Receipt, termo em inglês dado às ações de empresas de fora dos EUA negociadas nas Bolsas americanas) ordinárias da Petrobras fecharam em queda de 7,93%. Já as preferenciais registraram em alta de 0,56% no dia.
Clique aqui para ver outras notícias!