OLHAR O SMARTPHONE NO ESCURO PODE CAUSAR CEGUEIRA TEMPORÁRIA

24/06/2016 - 10:37

Olhar seu smartphone enquanto você está na cama, no escuro, pode causar sérios danos à visão. Quem avisa são cientistas que, esta semana, publicaram um estudo sobre duas mulheres que ficaram temporariamente cegas por checar seus telefones constantemente na ausência de luz ambiente. Os pesquisadores também apresentaram uma forma simples de evitar isso: usar ambos os olhos ao olhar a tela do smartphone quando no escuro.

No estudo, publicado pelo periódico "New England Journal of Medicine", médicos detalham os casos das duas mulheres, de 22 e 40 anos, que experimentaram a "cegueira transitória de smartphone" durante meses. Elas reclamaram de episódios recorrentes de perda de visão temporária que durava até 15 minutos. As pacientes foram submetidas a diversos exames neurológicos e de coração, mas os médicos não conseguiram descobrir o que estava errado.
Porém, minutos depois de entrar no consultório de um oftalmologista, veio a resposta.
- Eu simplesmente perguntei a elas: "O que vocês estavam fazendo quando isso aconteceu?" - recorda-se Gordon Plant, do Hospital dos Olhos de Moorfield, em Londres, no Reino Unido.
Segundo informações da agência de notícias AP, ele explicou que ambas as mulheres frequentemente olhavam seus smartphones usando apenas um olho enquanto estavam deitadas de lado na cama, no escuro (o outro olho ficava coberto pelo travesseiro). 
- Dessa forma, você fica com um olho adaptado à luz porque está olhando para o telefone e o outro adaptado ao escuro.
Quando as pacientes largavam os telefones, elas não conseguiam mais enxergar com o olho que estava voltado para a tela do aparelho. De acordo com o médico, isso aconteceu porque estava levando muitos minutos para o olho "alcançar" o outro que já estava adaptado ao escuro. Ele disse que essa cegueira temporária era, até onde se sabe, inofensiva, e facilmente evitável, se as pessoas tomassem o cuidado de olhar o smartphone com ambos os olhos.
Uma das mulheres ficou aliviada porque a cegueira temporária não era um sintoma de algo mais sério, como um derrame iminente. O médico disse que a segunda mulher foi mais cética. Ela manteve um diário de um mês sobre suas perdas de visão antes de acreditar no diagnóstico. Mas ela não parou de checar seu telefone enquanto estava deitada na cama, disse o especialista.
 
O Globo

Clique aqui para ver outras notícias!