ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE DIZ QUE COVID-19 PODE DEIXAR DE SER EMERGÊNCIA GLOBAL AINDA ESTE ANO

25/01/2022 - 07:50

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde afirmou ontem que a covid-19 pode deixar de ser uma emergência global de saúde em 2022, mas alertou que essa possibilidade está atrelada a algumas metas e não deve levar a afrouxamentos precipitados. 

Para isso, segundo o diretor-geral da OMS, os países precisam tecer mais esforços para garantir acesso equitativo a vacinas e tratamento, rastrear o coronavírus e suas variantes emergentes e mantes as restrições em vigor.
 
"Existem diferentes cenários de como a pandemia pode se desenrolar e como a fase aguda pode terminar. Mas é perigoso supor que a ômicron será a última variante ou que estamos no final do jogo. Pelo contrário, globalmente, as condições são ideais para o surgimento de mais variantes ", alertou.
 
A OMS exige há meses que os países façam mais para acelerar a distribuição de vacinas às nações mais pobres e tem pedido que todos os países vacinem pelo menos 70% de suas populações até meados deste ano.
 
Ele afirmou ainda que "É verdade que iremos viver com a covid-19 no futuro próximo e que precisamos aprender a gerenciá-la por meio de um sistema sustentado e integrado para doenças respiratórias agudas para ajudar a nos preparar para futuras pandemias".
 

Clique aqui para ver outras notícias!