- Home
- Notícias
- PILOTOS FORAM RESPONSÁVEIS PELA QUEDA DE AVIÃO COM MARÍLIA, CONCLUI POLÍCIA
PILOTOS FORAM RESPONSÁVEIS PELA QUEDA DE AVIÃO COM MARÍLIA, CONCLUI POLÍCIA
04/10/2023 - 13:05
A PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais) divulgou hoje (04) a conclusão do inquérito sobre acidente aéreo que vitimou Marília Mendonça e mais quatro pessoas em novembro de 2021. Segundo a organização, o acidente poderia ter sido evitado pelo piloto Geraldo Medeiros e pelo copiloto Tarcíso Viana.
Ivan Lopes Sales, delegado regional de Caratinga, explicou que a investigação apontou negligência da tripulação no choque com a torre de transmissão não sinalizada. Segundo o delegado, não era obrigatório que as torres tivessem sinalização, e existiam manuais de procedimento da aeronave que determinavam que o piloto deveria analisar previamente a existência da proximidade de obstáculos como morros e antenas. "Era um dever de quem comandava a aeronave ter feito essa analise prévia", disse em coletiva de imprensa.
Sales ressaltou que existiam documentos que possibilitavam a identificação das torres, além do equipamento que emite sinais sonoros quando há a proximidade de morros e obstáculos.
No início da coletiva, o delegado ressaltou: "O resultado dessa investigação é com o mais absoluto respeito a todos os familiares das vítimas. A gente sabe que foi um acidente, mas é uma missão da Polícia Civil a investigação de crimes".
A PCMG concluiu que piloto e copiloto cometeram três homicídios culposos, com a extinção da punibilidade em face da morte dos tripulantes. Foi sugerido o arquivamento do inquérito.
A investigação ainda averiguou o cometimento crime de ambiental pelo vazamento de combustível no córrego, mas o órgão concluiu que o combustível não causou poluição na água nem risco à vida humana.
Conclusão do Cenipa: O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticas) citou uma "'avaliação inadequada" do piloto no acidente. O relatório foi divulgado em maio.
Cenipa é o órgão do comando da aeronáutica responsável pelas atividades de investigação de acidentes aeronáuticos da aviação civil e da FAB (Força Aérea Brasileira).
O acidente: No dia 5 de novembro de 2021, uma queda de avião foi registrada por volta das 15h30, em Piedade de Caratinga (MG), a 309 km de Belo Horizonte. Além da cantora, morreram o produtor Henrique Bahia, o assessor e tio da cantora, Abiceli Silveira Dias Filho, o piloto Geraldo Martins de Medeiros e o copiloto Tarciso Pessoa Viana.
O avião estava a 2 km do aeroporto onde iria pousar quando caiu, em um local de difícil acesso. A aeronave teria atingido o cabo de uma torre de distribuição de energia elétrica antes de cair em um curso d'água, segundo a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), que administra o fornecimento de eletricidade na região.
Reprodução: Folhapress por Ane Cristina
Clique aqui para ver outras notícias!