RECONSTRUÇÃO DE PONTE É ANALISADA

15/03/2017 - 10:16

A Prefeitura de Jaú estuda três possibilidades em relação a ponte que interliga o Jardim das Paineiras ao Parque do Rio Jaú, em Jaú. A estrutura não resistiu à força das águas, após o nível do Rio Jaú subir na noite de 31 de janeiro. 

O secretário de Projetos, Alessandro Scudilio, explica que a equipe de engenharia realizou trabalho inicial com a Defesa Civil de Jaú para constatar o risco de a ponte ceder, além da Águas de Jahu também fazer ação em tubulação que passava pelo local. 

Neste momento, a pasta tem três possibilidades. A fundação que sustenta a ponte deverá ser feita novamente. “A primeira hipótese é a recuperação da mesma ponte, porém, com uma base nova; a segunda é a execução de uma ponte nova em concreto armado e a terceira é a uma ponte nova em estrutura metálica”, salienta Scudilio.
 
O caminho ainda não está decidido, uma vez que a Prefeitura ainda está em fase de orçamento. Será decidido o que for mais vantajoso para o Município. 
 
Histórico
 
O projeto original da ponte foi feito por Vilanova Artigas em parceria com Paulo Mendes da Rocha e previa um parque municipal no entorno do Rio Jaú, com o menor impacto possível no leito do rio. Embora haja grande interesse histórico, a estrutura não é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, por isso, não há nenhum problema em substituí-la, segundo o secretário. 
 
Sua estrutura é muito pesada. De acordo com secretário de Mobilidade Urbana de Jaú, Antônio Sebastião Grizzo, a ponte pesa de 70 toneladas a 90 toneladas. Por isso, Scudilio informa que ainda não foi cogitada sua remoção para o Museu Municipal José Raphael Toscano, em Jaú. 
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!