04/12/2013 - 08:59
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o Brasil foi o país que menos cresceu no terceiro trimestre, mas que isso foi resultado de uma alta forte nos três meses anteriores, o que prejudicou a base de comparação.
Mantega afirmou que "Somos o país que menos cresceu entre todos os países do mundo nesse terceiro trimestre". Em seguida ele explicou que se referia ao conjunto de países pertencentes ao G20 e aos membros dos BRIC’s.
A economia brasileira recuou meio por cento no terceiro trimestre de 2013 em relação ao anterior, que registrou avanço de 1,8%, segundo o IBGE. Foi a primeira queda do PIB desde o início de 2009, quando a economia "encolheu" 1,6%.
Mantega ressaltou que “houve uma concentração de crescimento no segundo trimestre e que por conta disso, o pais teve dificuldade de crescer agora”.
Segundo o ministro, no entanto, esse resultado favorece o crescimento no quarto trimestre. “A economia brasileira está em trajetória de crescimento gradual, e isso deve continuar nos próximos trimestres”.
Em contrapartida, Mantega destacou que o país está crescendo de acordo com o ritmo da economia mundial, que segundo estatísticas deve crescer entre 2,7% e 2,9%.
O ministro também destacou que o Brasil deve crescer mais do que em 2012, que a economia brasileira está na trajetória de um crescimento gradual e que o crescimento deve continuar nos próximos trimestres.
Clique aqui para ver outras notícias!