- Home
- Notícias
- SUCURI É ESFAQUEADA NA ZONA RURAL
SUCURI É ESFAQUEADA NA ZONA RURAL
19/01/2018 - 10:45
Uma sucuri verde, macho e jovem, de 2,71 metros de comprimento e pouco mais de 11 quilos, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros de Bauru, nessa quinta-feira (18), com vários cortes pelo corpo. O animal foi trazido para o Zoológico Municipal, onde passou por procedimentos veterinários e permanece internado e sedado. Segundo a corporação, um homem teria interferido no ataque do réptil a uma galinha, em um sítio na zona rural entre os municípios de Pirajuí e Balbinos.
Sargento do Corpo de Bombeiros, Matheus Alves informa que repassá as informações sobre a ocorrência e a identificação do sitiante à Polícia Ambiental, para apurar se houve crime de maus-tratos a animais silvestres. "Ele disse que, com um bambu, tentou salvar a galinha, que também ficou ferida. E, depois, ele mesmo nos acionou. Quando chegamos, a sucuri já estava nas margens de um córrego na propriedade", contou o bombeiro.
FERIMENTOS
O animal deu entrada no Zoo com várias lacerações, uma delas de aproximadamente 11 centímetros, mais ou menos no meio do corpo, porém, superficial.
Outro ferimento, de aproximadamente 10 centímetros e profundo, provocou a exposição do tecido adiposo e intestino. Além disso, a sucuri também apresentava contusão em alça intestinal e fratura de, pelo menos, cinco costelas.
A equipe técnica do Zoo anestesiou a cobra e acoplou um equipamento de monitoramento de frequência cardíaca, por meio de uma faixa, ao corpo do animal. Foram feitas as limpezas dos cortes, suturas, com aproximadamente 60 pontos ao todo, e curativos.
"Não podemos nunca esquecer que o animal estava em seu habitat e não tem como diferenciar um frango, uma ave doméstica, de suas presas naturais", diz Luiz Pires, diretor do Zoo.
"Agora, é aguardar para ver se ele vai resistir. Está sendo mantido em ambiente aquecido a 30 graus e úmido. As primeiras 48 horas são cruciais", comentou Pires.
Caso a cobra resista, ela demorará para voltar ao seu habitat, pois terá que passar por um longo tratamento com antibióticos, analgésicos e curativos.
VOCÊ SABIA?
O fato de a cobra ter costela pode ser uma surpresa a muitos. Acredite: além de costelas, elas possuem vértebras e até mesmo ossos no crânio. E mais: ao todo, o corpo das cobras tem mais de 300 ossos.
JCNET.
Clique aqui para ver outras notícias!