- Home
- Notícias
- VENCE HOJE A PRIMEIRA PARCELA DO IPTU
VENCE HOJE A PRIMEIRA PARCELA DO IPTU
28/02/2018 - 10:52
Vence hoje a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), devido por todos os contribuintes que possuem imóveis residenciais, comerciais e industriais. É uma das principais fontes de arrecadação do Município, que estima recolher R$ 36,2 milhões neste ano.
Excepcionalmente em fevereiro, o vencimento da parcela foi unificado para todas as regiões da cidade. A partir de março, o compromisso vence entre os dias 11 e 26 de cada mês, dependendo do bairro em que o imóvel está localizado.
Além do imposto propriamente dito, estão embutidos no carnê a Taxa de Serviços Urbanos (TSU) e o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP).
Moradores que preferirem quitar o imposto à vista, com 10% de desconto, têm até o dia 10 de maio para se programar e fazer o pagamento.
Não é possível estimar quanto o governo estima arrecadar mês a mês, mas segundo a secretária de Economia e Finanças, Silvia Sorgi, a Prefeitura havia recolhido R$ 1,4 milhão na mesma época do ano passado.
Os carnês podem ser pagos na rede bancária e em caixa no serviço de atendimento ao cidadão, na sede da Prefeitura.
Cidadãos que não pagam o IPTU podem ter o nome incluído no setor de dívida ativa do Município. Além de ter dificuldades em negociar o imóvel e contratar com a administração, o contribuinte ainda pode ser alvo de ação judicial.
Os recursos obtidos com o imposto não são carimbados, ou seja, a administração pode aplicá-los como quiser.
Entrega
Neste ano, a administração não conseguiu patrocínio para imprimir os carnês, e precisou emiti-los por conta própria.
Boa parte dos talonários foi entregue na semana passada, mas a reportagem apurou atraso na chegada dos documentos em centro comercial na região central e em residências na Vila Netinho Prado.
A secretária informou que está monitorando a entrega junto aos Correios – a previsão era a de que todos os talões estivessem nas residências ainda ontem.
FONTE: COMÉRCIO DO JAHU.
Clique aqui para ver outras notícias!